quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Resenha do Texto: A rede é uma mensagem



A sociedade em rede


A internet é uma ferramenta de trabalho, de comunicação e de interação. Se comparada ao antigo estilo de vida comunicável em nossas vidas e não muito distante, hoje podemos “rir” de como era arcaico o nosso relacionamento, principalmente com pessoas distantes. Escrevíamos cartas enormes que demoravam dias para chegar ao destino. Hoje o acesso fácil e rápido permite por meio de alguns clicks a conexão com o mundo sem sair de casa.
As tecnologias penetram em nosso dia-a-dia, fazem parte de nossa vida, estão inseridas em nosso contexto e muitas vezes não nos damos conta da dimensão dessa dependência tecnológica. Facilmente temos acesso à grande quantidade de informações e de fontes diferentes. Praticamente tudo pode ser encontrado na rede. As novas tecnologias estão modificando as formas de relacionamento entre as pessoas, disponibiliza pesquisas, serviços de utilidade pública, sites de relacionamento, downloads, dentre outros.
Devido a esta facilidade que a rede nos proporciona, existe uma preocupação com os chamados crimes virtuais, freqüentemente citados nos noticiários que é uma lógica perversa. O uso da tecnologia de forma ilícita, para beneficio de uns enquanto outros são prejudicados, leva ao aumento da criminalidade em geral como falsidade ideológica, chantagem, difamação, invasão de privacidade e até mesmo desvios de dinheiro. Como nos demais instrumentos de comunicação e redes sociais, a internet precisa de regras de conduta e delimitações do certo e errado.
A internet é um vasto campo de informações, cabe a cada usuário selecionar os conteúdos de acordo com sua área de interesse. Para não ser excluído social, cultural e economicamente é preciso acompanhar a evolução das tecnologias de comunicação.


Grupo: Aline, Cássio, Célia, Gizele, Izabel, Leila e Marina.




A Sociedade em Rede

A tecnologia vem cada vez mais revolucionando a forma de vida da população. Com tantos avanços tecnológicos a sociedade mudou sua forma de trabalho e interação. Atualmente o computador vem sendo a ferramenta mais importante tanto em casa como no trabalho, facilitando e agilizando o serviço de todos. Socialmente este fenômeno também pode ser notado, tanto entre os jovens, crianças como entre os adultos.
Viver pertencendo a uma rede de qualquer tipo sempre foi uma característica das sociedades, que desde a Idade Média até os dias atuais constroem redes para se comunicarem. Com a criação da internet houve uma flexibilidade nos meios de comunicação e desta forma as informações passaram a circular mais rapidamente entre as sociedades que se tornaram mais globalizadas. O que pode-se perceber é que as informações estão mais acessível a todos que estejam conectados a internet, pertencendo ou não a algum grupo de discussão. Com tanta informação disponível a academia também se viu “obrigada” a fazer uso das novas tecnologias disponíveis, utilizando as mesmas para incorporar no ambiente acadêmico novas formas de aprendizagem.

Comunicar por meio da internet agora é uma prática comum entre a sociedade, independente de sua classe social. A utilização de ferramentas como Orkut, MSN, e-mails entre outros tornou-se hábito diário, o que de certa forma tem alterado a forma de interação e comunicação da sociedade. Utilizar estas tecnologias tem se tornado tão comum que atualmente as pessoas divulgam eventos, festas e encontros através de suas páginas de relacionamento. Outra atividade comum é a venda de produtos e serviços pela rede.

Embora a tecnologia tenha trazido benefícios e comodidades à população ela também apresenta controvérsias com um lado inerente e que resultam conseqüências. Os crimes ligados ao uso destas tecnologias vêm crescendo consideravelmente e muitas vezes sem as devidas medidas cabíveis, prevista em nossa legislação. Crimes como falsa identidade, invasão de sistemas e até mesmo de simples páginas de relacionamento tem se tornado atividades comuns entre os usuários mal intencionados, além de falsas informações.

Apesar de todos os benefícios que a tecnologia nos traz é preciso que se tenha discernimento quanto ao uso da mesma, tanto em um ambiente acadêmico quanto em um ambiente doméstico ou no local de trabalho.