quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Jovens "On Line"

Jovens perdidos sem GPS

Rosely Sayão

Um jovem me disse que se considera um consumidor voraz e dependente da tecnologia portátil. Ele conta que aonde vai carrega seu arsenal: telefone celular com múltiplas funções, tocador de músicas, Gameboy, acessórios, diversos pen drives, GPS etc.
Está permanentemente conectado à internet e envia e recebe centenas de mensagens eletrônicas por dia, sem contar o uso de programas de comunicação por imagem e voz. Ao final, ele se perguntou se o uso de tanta tecnologia facilita sua vida ou se a torna mais complexa.
A presença da tecnologia em nossas vidas modificou nossa maneira de conduzir muitas questões. São poucas as pessoas que poderiam viver sem seu celular para falar várias vezes ao dia com a mesma pessoa.
As crianças e os adolescentes, por exemplo, não precisam ficar horas sem comunicação com os pais -que sempre atendem a seus telefonemas no celular. O motivo das ligações? Os filhos querem saber o horário em que os pais devem chegar, reclamar de seus cuidadores, saber o que comerão no jantar e outros assuntos corriqueiros.
Uma mãe reclamou do número enorme de telefonemas diários dos filhos e eu lhe perguntei por que os atendia. Ela disse que sempre temia que fosse algo urgente, só que isso nunca havia acontecido.
Mas a tecnologia se entranhou tanto em nossas vidas que agora não apenas a usamos como também, tão influenciados por ela, a imitamos.Vamos considerar a relação que os pais têm com os filhos.
Algumas décadas atrás, era consenso que educar significava mostrar aos filhos como é a vida e dar a eles algumas direções a serem seguidas, pelo menos temporariamente. Os pais eram a bússola dos filhos. Apontar sempre a direção a seguir -a do grupo familiar- era a função que exerciam.
Os valores, princípios morais, costumes, tradições e virtudes que a família priorizava eram a direção. Ao chegar à maturidade, com autonomia e conhecedores do norte familiar, os filhos poderiam escolher que direção seguir. Pois bem: o mundo mudou, e a relação dos pais com seus filhos também. Hoje, não basta ensinar a respeito da vida. Os pais querem ensinar aos filhos como eles devem viver. De bússola dos filhos, os pais passaram a ser seu GPS.
Esse aparelho, que hoje tanta gente usa, não fornece apenas orientação; é principalmente um sistema de navegação que informa trajetos ponto a ponto. E mais: também mostra como sair de um trânsito pesado, por exemplo, e como evitar determinadas vias. O GPS resolve todos os problemas de quem transita pelas caóticas cidades em que vivemos.
Se você pensar bem, tem sido essa a atuação dos pais. Não há dúvida de que, para os filhos, a situação é bem confortável. Entretanto, há um problema.
Quando o sistema deixa de funcionar ou é desligado, deixa seu usuário completamente desorientado se ele não conhecer o local onde está e aonde quer ir. Talvez essa seja uma das causas da adolescência estendida: os jovens ficam andando em círculos e perdidos sem o GPS.
Grupo: Aline, Cássio, Gizele, Izabel e Marina (Alun@s do 6º período do curso de Pedagogia noite - Aimorés)

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Resenha do Texto: A rede é uma mensagem



A sociedade em rede


A internet é uma ferramenta de trabalho, de comunicação e de interação. Se comparada ao antigo estilo de vida comunicável em nossas vidas e não muito distante, hoje podemos “rir” de como era arcaico o nosso relacionamento, principalmente com pessoas distantes. Escrevíamos cartas enormes que demoravam dias para chegar ao destino. Hoje o acesso fácil e rápido permite por meio de alguns clicks a conexão com o mundo sem sair de casa.
As tecnologias penetram em nosso dia-a-dia, fazem parte de nossa vida, estão inseridas em nosso contexto e muitas vezes não nos damos conta da dimensão dessa dependência tecnológica. Facilmente temos acesso à grande quantidade de informações e de fontes diferentes. Praticamente tudo pode ser encontrado na rede. As novas tecnologias estão modificando as formas de relacionamento entre as pessoas, disponibiliza pesquisas, serviços de utilidade pública, sites de relacionamento, downloads, dentre outros.
Devido a esta facilidade que a rede nos proporciona, existe uma preocupação com os chamados crimes virtuais, freqüentemente citados nos noticiários que é uma lógica perversa. O uso da tecnologia de forma ilícita, para beneficio de uns enquanto outros são prejudicados, leva ao aumento da criminalidade em geral como falsidade ideológica, chantagem, difamação, invasão de privacidade e até mesmo desvios de dinheiro. Como nos demais instrumentos de comunicação e redes sociais, a internet precisa de regras de conduta e delimitações do certo e errado.
A internet é um vasto campo de informações, cabe a cada usuário selecionar os conteúdos de acordo com sua área de interesse. Para não ser excluído social, cultural e economicamente é preciso acompanhar a evolução das tecnologias de comunicação.


Grupo: Aline, Cássio, Célia, Gizele, Izabel, Leila e Marina.




A Sociedade em Rede

A tecnologia vem cada vez mais revolucionando a forma de vida da população. Com tantos avanços tecnológicos a sociedade mudou sua forma de trabalho e interação. Atualmente o computador vem sendo a ferramenta mais importante tanto em casa como no trabalho, facilitando e agilizando o serviço de todos. Socialmente este fenômeno também pode ser notado, tanto entre os jovens, crianças como entre os adultos.
Viver pertencendo a uma rede de qualquer tipo sempre foi uma característica das sociedades, que desde a Idade Média até os dias atuais constroem redes para se comunicarem. Com a criação da internet houve uma flexibilidade nos meios de comunicação e desta forma as informações passaram a circular mais rapidamente entre as sociedades que se tornaram mais globalizadas. O que pode-se perceber é que as informações estão mais acessível a todos que estejam conectados a internet, pertencendo ou não a algum grupo de discussão. Com tanta informação disponível a academia também se viu “obrigada” a fazer uso das novas tecnologias disponíveis, utilizando as mesmas para incorporar no ambiente acadêmico novas formas de aprendizagem.

Comunicar por meio da internet agora é uma prática comum entre a sociedade, independente de sua classe social. A utilização de ferramentas como Orkut, MSN, e-mails entre outros tornou-se hábito diário, o que de certa forma tem alterado a forma de interação e comunicação da sociedade. Utilizar estas tecnologias tem se tornado tão comum que atualmente as pessoas divulgam eventos, festas e encontros através de suas páginas de relacionamento. Outra atividade comum é a venda de produtos e serviços pela rede.

Embora a tecnologia tenha trazido benefícios e comodidades à população ela também apresenta controvérsias com um lado inerente e que resultam conseqüências. Os crimes ligados ao uso destas tecnologias vêm crescendo consideravelmente e muitas vezes sem as devidas medidas cabíveis, prevista em nossa legislação. Crimes como falsa identidade, invasão de sistemas e até mesmo de simples páginas de relacionamento tem se tornado atividades comuns entre os usuários mal intencionados, além de falsas informações.

Apesar de todos os benefícios que a tecnologia nos traz é preciso que se tenha discernimento quanto ao uso da mesma, tanto em um ambiente acadêmico quanto em um ambiente doméstico ou no local de trabalho.